METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO


Um aspecto importante dos conteúdos das aulas de natação para bebês são as chamadas “pegas”, assinale a alternativa correta:

 


As pegas mais utilizadas são: no colo, lateral, lateral pelas costas, frontal, dorsal, sentada e de pé.


A pega no colo é usada principalmente quando queremos dar mais autonomia ao bebê.


Na pega de pé não é necessário o professor ter contato direto com o bebê.


A pega lateral pelas costas oferece maior estabilidade ao bebê.


Há apenas duas pegas, são elas: frontal e lateral.

O nado peito é considerado o nado mais complexo, em vista dos movimentos de pernas e braços, mas principalmente devido à coordenação geral. Desta forma, sobre a coordenação do nado, podemos afirmar que:

 


Logo no início da aprendizagem a coordenação por superposição deve ser ensinada para que o aluno aprenda o que é mais propulsivo.


À medida que o aluno automatiza a coordenação dos movimentos, aumenta-se a velocidade, diminuindo a pausa entre o início dos ciclos de braçadas e pernadas (por deslize).


A coordenação dos braços e das pernas, quando realizada por iniciantes, vemos uma tendência a realizarem simultaneamente a braçada e a pernada (superposição).


A coordenação contínua é a que garante uma melhor propulsão do nado.


A sincronia entre a pernada e a respiração se dá no movimento da cabeça que ocorre junto com a flexão das pernas.

Para execução dos nados com menor resistência, é necessária uma posição do corpo ótima. Em relação à esse aspecto técnico, é incorreto afirmar que:

 


O movimento do tronco nos nados simultâneos, devemos deve ser bem amplo para aumentar a possibilidade de propulsão.


O objetivo de uma boa posição do corpo é provocar menor resistência possível, que será conseguida através do alinhamento horizontal e do alinhamento lateral.


Nos nados peito e borboleta a posição do corpo não é fixa, pois ocorrem movimentos do tronco no plano vertical em função da respiração frontal.


A posição do corpo em todos os nados é horizontal e ligeiramente inclinado em relação à superfície da água e estendido.


Uma boa posição do corpo é influenciada diretamente pelo posicionamento da cabeça, logo se ela se eleva as pernas se afundam e vice-versa.

Na aprendizagem da natação, a adaptação ao meio líquido se refere à (ao):

 


Aprendizagem da tática de competições.


Aprendizagem das habilidades fundamentais.


Aprendizagem das habilidades básicas.


Aperfeiçoamento da técnica.


Aprendizagem da técnica.

As piscinas possuem formas, tamanhos e profundidades diferentes. O que irá influenciar no planejamento das aulas. Existem piscinas que tem a mesma profundidade em toda sua extensão e outras que podem variar. Com relação à profundidade da piscina, qual a profundidade que terá uma maior possibilidade de atender todos os tipos de alunos:

 


Entre 0,9m e 3,5m


Entre 0,30m e 0,85m


Todas as alternativas estão corretas.


Entre 1m e 1,40m


Entre 2,1m e 3,5m

Em relação aos equipamentos utilizados pelos alunos durante as aulas de natação a descrição a seguir refere-se a qual equipamento? Garante mais conforto, proteção e “visão” ao praticar a natação. Existem vários modelos, inclusive com lentes escuras ou espelhadas para proteger os olhos da luz.

 


Prancha


Palmar


Touca


Óculos


Pé de pato

Ao pensarmos em brincar, a primeira informação que, vem à mente é a característica prazerosa da atividade, isto porque o prazer é um elemento essencial do brincar (FERLAND, 2006). Com relação da importância das brincadeiras durante as aulas de natação, assinale a afirmativa falsa:

 

 


No período da infância, particularmente, a brincadeira ganha uma amplitude ainda mais evidente, pois é, muitas vezes, o momento em que a criança manifesta emoções, medos, angústias e alegrias (BATAGLION, et al., 2017).


O brincar envolve descoberta, fantasia e diversão em qualquer fase da vida.


Apesar de não existir um consenso na literatura quanto à conceituação do elemento lúdico, a concordância é geral no que se refere à sua importância para o desenvolvimento da criança (FERLAND, 2006; DIAS et al., 2013; BATAGLION, et al., 2017).


Esta relação entre o brincar e o prazer não possui nenhuma relação com as características do lúdico.


A natação para crianças de três a seis anos deve ser caracterizada como um espaço de experimentação, para que a criança vivencie situações variadas, de tensão e distensão, prazer e desprazer, acompanhadas da expressividade motora.

A natação é um dos esportes mais antigos praticado pelos homens. Pressupõe-se, que os homens primitivos estavam sempre próximos aos rios pescando, caçando ou com finalidades locomotivas. Pode-se falar, assim, da existência de um nado primitivo. Portanto com relação a história da natação, é correto afirmar que:

 


Maria Lenk foi a primeira atleta sul-americana a participar de uma olimpíada na modalidade natação, sendo esta participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.


Existem registros de atividade no meio líquido de forma terapêutica mencionadas em obras como a de Aureliano, da Roma Antiga no final do século V.


Os indícios que habitavam determinadas regiões do Brasil nunca utilizavam a natação, por não terem tido oportunidade de frequentarem escolas da natação.


Foi descrito por Jacques Delpcch (1777-1838) que não existe uma correlação positiva entre a natação e a coluna vertebral.


Foi na Áustria em 1837, que foi realizada a primeira competição pela Sociedade Britânica de Natação, tendo como único estilo: o peito.

Quando se fala do ensino da natação para as crianças, o profissional deve considerar que estará lidando com os aspectos da formação humana e do desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e afetivas (QUEIROZ, 1998). Com relação à aprendizagem da natação para crianças, assinale a afirmativa correta:

 


Não é necessário que o professor compreenda em qual etapa do desenvolvimento cognitivo seus alunos se encontram, pois durante as aulas de natação não são momentos propícios para estimular o desenvolvimento das crianças.


Quanto mais motivado o aluno estiver, mais dificultado será a conquista da independência na água para aprender os fundamentos do nado.


Se durante as aulas de natação para crianças o professor utilizar o lúdico com ferramenta para estimular a participação dos alunos, estes nunca irão aprender sobre os ensinamentos da natação.


As aulas de natação, para melhor aprendizagem das crianças nunca devem ter componente lúdico.


Devemos considerar o lúdico como importante ferramenta para o desenvolvimento global das crianças durante as aulas de natação.

Páginas: 1234